5 de mar. de 2013

Conheça as técnicas de estampa


Quem curte estampa? A Pargan usa várias técnicas de estamparias para sua coleções, por isso está sempre inovando com um mix bem acertado e estampas bem feitas.
Conheça um pouco das técnicas que mais usamos aqui! 

Disponíveis em www.pargan.com.br

Transfer
Processo de transferência de imagem do papel para o tecido por prancha aquecida. A tinta contida no papel é transferida para o tecido quando o papel é submetido à pressão e alta temperatura por alguns segundos. Não existem limitações de cor por ser um processo de impressão. Essa técnica deve ser realizada apenas em tecidos que tenham boa porcentagem de fibra sintética em sua composição.
Zero toque
Estampa feita em serigrafia com tinta à base d’água. Não indicado para tecidos sintéticos.
Quadricromia
É um processo semelhante à impressão gráfica em serigrafia, na qual a estampa é formada por quatro cores básicas: amarelo, ciano, magenta e preto. Estas são estampadas em telas reticuladas, formando assim cores secundárias e terciárias. O resultado final é uma estampa fotográfica de aparência reticulada.
Floco

É um efeito aveludado dado a uma estampa. Ele pode ser feito através de um aparelho eletrostático, ou pela aplicação do papel flocado. Esse tipo de estampa exige cuidados especiais ou sua durabilidade será muito menor que a prevista. Na lavagem, o cuidado é essencial, pois não é possível lavar uma peça flocada na máquina.

Plastisol

É uma tinta derivada de resina PVC e plastificantes, proporciona ótima definição na impressão e possui boa resistência à lavagem. O plastisol pode ser aplicado tanto em desenhos coloridos chapados, como também em alto relevo, com foil metálico e com glitter. É indicado para tecidos de algodão, sintéticos e jeans. A estampa final possui um toque gelatinoso e uma fina camada em relevo.

Corrosão

É uma técnica que mistura a tinta e produtos químicos na preparação, que ao ser aplicado no tecido, descolore seu tingimento e faz aparecer a imagem esperada, sem toque algum na peça. Por não apresentar toque plastificado e sem impermeabilizar o tecido, a corrosão deixa as estampas leves e macias, preservando a capacidade de transpiração do substrato.

Foil

A estampa foil é um papel bem fino em películas de poliéster, que tem brilho metálico e está disponível em diversas cores preso a um papel do tipo celofane, que serve como veiculo, para transferência. O foil pode ser aplicado na prensa depois de estampado com uma cola própria, ou também de uma forma mais artesanal, logo após ser estampado com plastisol ou silicone, bate-se ele encima dando assim um efeito falhado e deixando aparecer à tinta.


Estamparia Digital

São imagens impressas diretamente no tecido, que passa por uma máquina de impressão assim como uma impressora de fotos, porém da largura do tecido. Depois de estampado, ele passa por um processo de lavagem para retirar uma película que é aplicada antes da impressão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário